7 - 8 Junho 2024
Ética na Prática Clínica
- Seminários
- Simulação Clínica
- Casos Clínicos
Escola de Medicina UMinho | Braga
Descrição do Curso
Nos últimos anos, a bioética e as humanidades em medicina surgem como áreas emergentes e indispensáveis na formação médica e na prática clínica humanizada. As ciências básicas e competências clínicas são obviamente imprescindíveis; mas, outras competências são igualmente necessárias na formação permanente e contínua do Médico em que os comportamentos, valores e virtudes são aqui fundamentais. Por outro lado, o progresso da prática clínica, intimamente associado ao desenvolvimento das novas tecnologias, torna a medicina cada vez mais intensa para médicos e profissionais de saúde, sendo urgente encontrar caminhos e alternativas para evitar o cansaço e a erosão da empatia e da compaixão, bem como promover estratégias para criar o equilíbrio na prática clínica entre o médico biomédico e o médico humanista. Neste contexto, a Escola de Medicina da Universidade do Minho, desde a sua fundação, integrou esta vertente na formação de futuros médicos, através da introdução das Artes e Humanidades no plano de estudos do curso de Medicina. Esta meta formativa foi alargada ao nível do ensino pós-graduado com a introdução de formação avançada em bioética aplicada à prática clínica.
O presente curso de formação “Ética na Prática Clínica” dirigido a médicos, recorre a uma metodologia baseada na reflexão e discussão de casos clínicos, recorrendo a seminários interativos de introdução à temática, seguidos de discussão por grupos em que se estimula os participantes a partilharem as suas próprias experiências no contexto clínico. Como estratégia de inovação pedagógica, serão ainda implementadas sessões em contexto de Laboratório de Aptidões Clínicas com recurso a pacientes estandardizados, procedendo-se à simulação de situações concretas da prática clínica com especial enfoque na relação terapêutica. O presente curso realça a importância desta temática na formação integral contínua dos médicos, constituindo-se como uma mais-valia estratégica para a humanização em cuidados de saúde.
Comissão Organizadora
Cecília Leão
Escola de Medicina, Universidade do Minho, BragaJoão Bessa
Escola de Medicina, Universidade do Minho, Braga
Hospital de Braga, BragaFilipa Moreira
Escola de Medicina, Universidade do Minho, Braga
Hospital de Braga, BragaNadine Correia Santos
Escola de Medicina, Universidade do Minho, Braga
Centro de Medicina Digital P5, BragaPedro M. Teixeira
Escola de Medicina, Universidade do Minho, Braga
Programa
Objetivos do Curso
Da bioética à ética médica: princípios, normativas e declarações universais:
- Enriquecer o conhecimento sobre (bio)ética médica na formação integral biopsicossocial do profissional de saúde, promovendo o debate sobre questões atuais que permitam a aquisição de competências em discussão ética;
- Identificar e aplicar princípios éticos, demonstrando capacidade de autoavaliação de comportamento ético na prática clínica;
- Promover reflexão critica sobre valores na perspetiva pessoal, deontológica e jurídica através da análise e discussão de textos normativos de referência no contexto nacional e internacional.
Consentimento Informado:
- Refletir sobre as potencialidades e dificuldades da comunicação, reconhecendo a dimensão ética do consentimento informado e a sua importância, bem como o modo de garantir a sua aplicabilidade.
Proteção de dados:
- Adquirir competências de boas práticas relacionadas com a confidencialidade dos dados no que concerne: a privacidade do doente, a propriedade, a acessibilidade e a precisão dos dados de saúde.
Sigilo Médico e Tomada de Decisão:
- Identificar e aplicar princípios e normativas éticos(as), refletindo sobre os desafios que se equacionam na relação com o doente e que afetam a tomada de decisão;
- Reconhecer e promover o “ethos” pós-moderno no contexto dos novos desafios para pensar a relação terapêutica.
Cuidados de fim de vida:
- Assumir a importância do desenvolvimento e da aquisição contínua de competências cognitivas, reflexivas e emocionais na prática clínica, tendo como referência central o binómio “modelo curativo & modelo paliativo”;
- Aplicar os modelos da ética na tomada de decisão em diferentes contextos clínicos, explorando as dimensões éticas envolvidas nos processos de decisão nos cuidados oncológicos, intensivos e paliativos.
Limites profissionais e relações interpessoais:
- Identificar e aplicar princípios e normativas éticos(as) de suporte aos desafios colocados na relação profissional de saúde/doente numa perspetiva de aliança terapêutica;
- Reconhecer Conflitos de interesses e relação com a indústria e interesses comerciais;
- Explorar as dinâmicas das relações interpessoais no local de trabalho em equipas multidisciplinares e entre pares.
Questões éticas no internato médico:
- Promover reflexão ética e bioética sobre a prática clínica no internato médico.
Erros médicos e isenção de responsabilidade, negligência/má conduta médica e ética da denúncia:
- Refletir sobre os conceitos de erro médico e isenção de responsabilidade;
- Promover reflexão sobre questões associadas à ética da conduta e da denúncia na prática clínica.
Inscrição
As inscrições estão encerradas.
Para mais informação, contacte training@b-acis.ptPúblico Alvo
- Médicos
Vagas
- 20 vagas
Fee
- 75€
Mais informação
Viajar de avião:
O aeroporto mais próximo da cidade de Braga é o Aeroporto Sá Carneiro, na Maia, Porto.Do Porto paraBraga:
– Taxi / Uber / Bolt
– GetBus (diretamente do aeroporto para a central de camionagem de Braga) (ver website)
– Comboio (ver website)Alojamento recomendado:
– Hotel Meliã (mais perto do local do curso)
– Hotel B&B Lamaçães (perto do local do curso)
– Hotel Porta Nova Collection House (centro da cidade)A visitar:
– Conhecer Braga (ver website)
Precisa de mais informação?
Contacte-nos através de training@b-acis.pt